Reclame Aqui: conheça o potencial da ferramenta para analisar sua marca e os concorrentes

Analisar a concorrência, monitorar a reputação online da marca e lidar com feedbacks negativos. Nenhuma dessas atividades é fácil no mundo digital, principalmente com a velocidade com que o mercado muda atualmente. O Reclame Aqui, site brasileiro para os clientes reclamarem sobre empresas e serviços, é um dos caminhos para essas ações.

O site funciona perfeitamente para o monitoramento por avaliar inúmeros pontos das empresas. Tudo é calculado com critérios baseados nas notas dos consumidores. A plataforma gratuita não permite apenas que consumidores deixem as suas reclamações, mas que as empresas também possam responder. Estar atento à reputação da empresa de um cliente ou do seu próprio negócio é fundamental no meio online.

A importância do monitoramento online

Na internet tudo torna-se viral em questão de minutos. Com uma opinião ruim é igual. Muitos internautas recorrem ao Reclame Aqui antes de efetuarem uma compra. O site é uma das maiores referências, principalmente para quem compra serviços online. De acordo com a TNS Research International, cerca de 92% dos internautas buscam informações de produtos e serviços pré-compra.

Ou seja, se um serviço possuir boas referências em um site como o Reclame Aqui, torna-se mais confiável. Isso eleva o nível de credibilidade da empresa no próprio site. Mas não é apenas para medir a sua empresa ou do seu cliente que o monitoramento pode ser um diferencial. Esse tipo de ação online também ajuda a acompanhar como está a sua concorrência.

Como o Reclame Aqui é um site aberto, todos podem ver as avaliações de todos. Dessa forma, você pode definir quem são exatamente os seus concorrentes e acompanhá-los pelo site. Provavelmente, os seus concorrentes fazem isso com a sua marca também. Esse monitoramento é importante até para definir os planos estratégicos de marketing.

Monitorando o Reclame Aqui, por exemplo, você também pode prestar um feedback aos clientes. Caso alguma avaliação negativa seja registrada, é importante conversar com o internauta e entender a reclamação dele. Assim, o Reclame Aqui também funciona como espécie de Central de Atendimento ao Consumidor.

Como funciona o Reclame Aqui

O site de reclamações possui alguns critérios para avaliar as empresas. Conhecendo como ele funciona é possível realizar um diagnóstico da sua empresa ou cliente através do site.

Conheça alguns dos critérios do Reclame Aqui para a reputação de uma empresa com base nas avaliações dos próprios consumidores:

  • Índice de Resposta (IR): É o índice de reclamações respondidas pelas empresas;
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor): É uma média das notas dos usuários que leva em conta reclamações finalizadas e avaliadas;
  • Índice de Solução (IS): É a porcentagem de reclamações que os consumidores consideraram que foram resolvidas após a reclamação original;
  • Índice de Novos Negócios: É a porcentagem de reclamações que os consumidores informaram que voltariam a negociar com aquela empresa após finalizada a reclamação.

Ainda tem dúvidas de como funciona o Reclame Aqui? Deseja saber mais sobre como potencializar o seu negócio ou do seu cliente? Converse com um consultor Pipar e esclareça tudo sobre Marketing Digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.