Consultoria pipar

Marketing Digital

O que é consultoria de Marketing Digital

Nossa consultoria auxilia diferentes tipos de negócios, principalmente indústrias e prestadores de serviços, a utilizarem as ferramentas de marketing para aumentar suas vendas.

Objetivos de uma consultoria de Marketing Digital

Dividimos os principais objetivos de uma consultoria de Marketing Digital em três tópicos. Veja quais são:

1. Analisar problemas

Um dos principais papéis de uma consultoria de Marketing Digital é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa.

Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa do processo comercial.

É comum que só nesse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeito mais rápido.

As perguntas abaixo fazem obter boas reflexões do que são as coisas mais importantes para todo negócio que deseja crescer.

  • Como você gera leads?
  • Como você se relaciona com seu público alvo ou base de clientes?
  • Qual ferramenta utiliza para gerenciar com eficiência o processo comercial?

2. Fazer um planejamento

Outro objetivo é realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa.

Entendendo a realidade do negócio, definimos metas a serem cumpridas pelo time, ticket médio esperado de vendas e público-alvo.

A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.

Por exemplo: para a empresa realizar as vendas esperadas para o próximo período são necessárias quantas abordagens comerciais? Quantas oportunidades a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Quantas visitas são necessárias no site para gerar essas oportunidades?

E, a partir dessas metas definir as ações para atração de visitantes, geração de oportunidades e vendas.

Dessa forma, o planejamento de Marketing Digital passa a contribuir diretamente para o sucesso da empresa em número, não apenas com posicionamento que era o grande foco do marketing tradicional.

Ao contratar uma consultoria é importante que a empresa consiga visualizar todo o processo para chegar aos resultados esperados e qual caminho será trilhado.

Quando possível, definir metas específicas para o projeto e, claro, um cronograma com prazos bem definidos.

3. Definir os próximos passos

Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso.

É o momento de explicar o que deve ser feito e como deve ser feito.

Como solucionamos essa parte? Através de acompanhamento da equipe e treinamentos de desenvolvimento profissional e gerencial.

Nós contamos com uma metodologia de implementação testada e comprovada e parceiros de alto nível com ferramentas e serviços para dar suporte às ações planejadas.

É recomendável que as empresas utilizem da consultoria também para aprender sobre a parte conceitual do Marketing Digital, se envolvendo com o porquê das atividades propostas.

A consultoria de Marketing Digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.

O que não esperar de uma consultoria de Marketing Digital

Certo, falamos sobre o que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa. Mas e quais as atividades pelas quais ela não será responsável?

Veja abaixo para evitar equívocos!

1. Execução das atividades

As expectativas de algumas empresas ao contratarem uma consultoria de Marketing Digital estão atreladas à ideia de que o consultor irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados.

Existem sim algumas empresas que prestam alguns serviços de Marketing Digital, como criação e otimização de campanhas de anúncios, mas não é o nosso padrão.

Geralmente agências costumam assumir esse papel, na consultoria o comportamento é diferente!

O papel do consultor é orientar essas atividade e possivelmente sugerir fornecedores para execução, não realizá-las.

Por isso, é altamente recomendável ter um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de Marketing Digital e, se possível, responda por métricas relacionadas, como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais gerando assim um comprometimento com o projeto.

2. Disponibilidade em tempo integral

Como a maior parte dos modelos de consultorias empresariais, a consultoria normalmente é negociada em um pacote de horas.

É importante alinhar com o consultor a metodologia de trabalho para não haver problemas, definindo pontos como:

  • momentos para suporte de dúvidas;
  • tempo para reuniões de definições estratégias;
  • momentos de aprendizagem e;
  • canais de contato (email, Zoom, telefone).

Com alinhamentos iniciais, a empresa consegue ter um aproveitamento melhor das horas investidas.

Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?

O momento de contratar uma consultoria de Marketing Digital é quando a empresa possui uma estrutura mínima para executar o projeto e está disposta a se comprometer com os resultados.

Essa estrutura envolve basicamente o tempo de dedicação de um funcionário que tenha algumas habilidades na área de Marketing Digital e orçamento mínimo da área de marketing para investir nas ações.

Se precisar de alguma dica, sugerimos fazer um contato com nossa equipe de especialistas para reservar uma reunião para entender como podemos ajudar sua empresa.


Implementação de Marketing e Vendas com Digital

Esse plano de implementação tem como objetivo realizar a imersão no Digital com foco em ajudar o negócio a gerar oportunidades usando a ferramenta RD Station Marketing e CRM.

Escopo da Implementação

O plano tem duração total prevista de um ciclo de 60 dias com início em até 7 dias da contratação.

Durante esse tempo serão alinhadas pelo menos 4 reuniões online com um de nossos especialistas para as ações previstas e deve ser finalizado em no prazo máximo de 90 dias.