Como funciona o Marketing Flywheel (Marketing de Impulso)

O marketing ganhou novas formas de se relacionar. Se ainda não ouviu falar sobre Marketing Flywheel, preste atenção no que vamos falar a seguir.

Também chamado por Marketing de Impulso, podemos considerar que parte do princípio de, inicialmente, acumular energia impulsionadora. Isso significa trabalho duro para adicionar conteúdos relevantes, buscando associações a outros sites do mesmo nicho, através de links e se relacionando com sua audiência pelo compartilhamento de novidades nas mídias sociais. 

Com o passar do tempo, todos esses esforços passarão a trazer resultados mais fácil.

As ações de marketing digital com maiores chances de sucesso são aquelas que conseguem aproveitar estes canais: SEO, mídias sociais, e-mail e produção de conteúdo.

Conseguir encontrar sinergia em todos, alinhando com as estratégias da empresa é muito desafiador.

Os canais precisam trabalhar alinhados com a estratégia do seu negócio

SEO, mídias sociais, diferentes tipos de e-mail marketing e produção de conteúdo são técnicas de relacionamento que precisam focar em oferecer uma boa experiência para os seus usuários.

Seu conteúdo/material precisa ser dinâmico e acompanhar as tendências do mercado. 

Para segmentar as informações, é necessário conhecer sua audiência e explicar de forma clara o que você pode resolver, através de posts, publicações de eBooks e/ou através de newsletters interessantes.

O ponto de partida para atrair mais visitantes é construir conteúdos preocupados com a estrutura e organização das informações. As vezes será preciso mastigar para o seu leitor conseguir absorver melhor o que tem para oferecer.

Atender as necessidades da sua audiência, resolver seus problemas apresentando soluções fáceis de reproduzir deve ser o seu objetivo principal. 

O intuito nessa relação é mostrar que seu visitante pode contar com você.

O Marketing de impulso pode ser entendido como o marketing que requer persistência e dedicação.

As estratégias de conteúdo

Sabemos que para desenvolver conteúdos de qualidade é difícil e leva tempo.

O desenvolvimento de conteúdos bem estruturados(HTML limpo), organizados e bem escritos são características imprescindíveis para que sua audiência passe a considerar seu site relevante e posteriormente uma autoridade.

O importante é persistir para conseguir reforçar seus resultados, a medida que seu conteúdo é consumido, compartilhado, visualizado e disseminado, seu site passa a gerar uma reação consequentemente mais envolvente com sua audiência que impulsiona ainda mais a divulgação da sua marca. Essa é a essência do marketing de impulso.

Quem passa a acompanhar, ler e compartilhar o seu conteúdo, ajuda você a fazer com que ganhe mindshare. Com o tempo será criada uma relação de confiança entre você e sua audiência, então eles mesmos impulsionaram seus conteúdos.

Em dado momento, você irá publicar um novo post ou um novo ebook, e naturalmente alcançará ótimas posições e se multiplicará entre novos grupos de pessoas.

O resultado poderá ser visto com aumento de tráfego, novos inscritos para receber newsletter ou até mesmo em compartilhamentos.

Regras críticas para ter sucesso no Marketing de Impulso

1 – Você tem que estar disposto a investir muito e por mais tempo

Por exemplo, mesmo após realizar otimizações SEO, os mecanismos de busca precisam identificar estas melhorias, isso leva tempo, mas haverá retorno a longo prazo, e quanto mais e mais você investir nisso, mais fácil se torna ocupar melhores posições no ranking do Google.

2 – Você precisa ser consciente de que poderá investir muito bem, e mesmo assim falhar

Essa questão é desafiadora para as equipes que desempenham este trabalho tão difícil e, por isso, requer persistência. Se não seguir tentando experimentar, e, desistir, seu concorrente pode ocupar sua posição. Por isso esteja preparado para cair, mas se levantar logo a seguir.

3 – Aprenda a encontrar o “impulso” em tudo

Como encontrá-lo em tantos canais, a medida que você se envolver nesse conceito, irá notar cada vez mais em todos os tipos de canais.

Lembre-se que ao produzir conteúdo próprio sua empresa cria um ativo de Marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia e é capaz de reter e fidelizar seu cliente.

Como facilitar o gerenciamento de tantos canais e potencializar o seu conteúdo é uma difícil missão. Continue persistindo e seus esforços serão recompensados.
Para saber mais como a Automação de Marketing pode ajudar sua empresa, recomendo o conhecer nossa trilha de conhecimento: Pilares do Marketing de Conteúdo.

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