Há alguns anos todo mundo comentava que o e-mail iria morrer. Você já ouviu esse boato? Sim, bo-a-to. O e-mail se reinventou, assim como várias plataformas de comunicação da internet. E nessa reinvenção, ele acabou sendo usado também para comunicação entre marcas e consumidor final, assim como as redes sociais. Siiiim, através daqueles mil e-mails marketing que você recebe todos os dias.
Como já falamos em outro texto do blog, o E-mail Marketing é uma parte do processo de Inbound Marketing, e uma parte importante. Mas você deve estar se questionando o porquê disso, não é? Bom, e eu vou responder: para atrair o seu cliente.
E-mail x Taxa de Conversão
O e-mail marketing possui a maior taxa de conversão de vendas entre todas as estratégias de marketing digital, em torno de 2,53%.
Só isso já é um bom motivo para começar agora um planejamento, não é mesmo?
Como atrair os clientes através do E-mail Marketing?
O e-mail é uma forma de comunicação muito direta. Se você tem o e-mail do seu cliente ou prospect é sinal de que ele tem algum interesse no seu produto ou serviço. Então a possibilidade dele priorizar o que você envia para ele é maior.
Além disso, de forma muito personalizada, é possível que o usuário que receber a sua mensagem se sinta único, basta a sua abordagem ser interessante e, acima de tudo, entender a dor daquele destinatário.
E como eu faço isso?
Bom, 33% dos usuários de e-mail no Brasil leem as mensagens por dispositivos móveis, isso quer dizer que quanto mais curto e claro for o seu texto melhor. A mensagem é pessoal, ela precisa ser uma conversa com o seu cliente ou futuro cliente. Ele precisa sentir vontade de responder.
Outros dois detalhes importantes são: call-to-actions (CTA) e assunto. OS CTA vão levar o usuários para fora da ferramenta de e-mail, ele pode navegar pelo seu site, saber mais informações sobre o seu produto ou simplesmente seguir algum link interessante que você enviou para ele. O assunto vai ser a motivação que vai levar o usuário a clicar no seu e-mail para ler. Um bom título chama a atenção do leitor, por isso perca um tempo pensando nisso.
Ufa! Poderia ficar horas falando sobre E-mail Marketing com vocês, mas hoje quis apenas reforçar que o E-mail está vivo, o seu cliente está comprando através da ferramenta e que, com essas dicas práticas, você pode começar a pensar sobre como vender mais em lugares onde o seu cliente está acessando diariamente.
Ficou curioso? Entra em contato que podemos falar muito mais sobre o assunto contigo.