4 erros comuns na gestão das mídias sociais

Sonhei que eu tinha feito alguma coisa errada na página de algum cliente. Obviamente acordei assustado. Foi naquele momento que eu resolvi numerar alguns erros comuns nas mídias sociais.

Pensei muito, foram vários, mas resolvi condensar um pouco e listar somente os mais problemáticos, para sua marca e para o seu fã/seguidor. Aqui listei os erros que podem prejudicar os seus resultados e fazer com que sua empresa “fracasse” no engajamento da sua base de clientes.

Pre-pa-ra que agora é a hora de conhecer os 4 erros comuns na gestão das mídias sociais.

#1 Comece sem uma estratégia clara

Passo fundamental para ter uma presença nas mídias sociais: estratégia. Sua marca precisa ter um motivo, um objetivo claro, para estar presente nas mídias sociais, seja qual for. Já falando um pouco sobre isto aqui no blog.

Qual o objetivo da sua marca? Quantas publicações você fará por dia? Que tipo de publicação você irá produzir? Como você irá responder os seus fãs/seguidores? Começar a atuar nas mídias sociais sem entender o que sua marca está fazendo ali é como começar um jogo de xadrez sem saber o que fazer com os peões. O jogo não anda.

#2 Muito conteúdo em pouco tempo

Volume não quer dizer qualidade. Neste caso, dependendo do que sua marca pode oferecer para o usuário, menos é mais. Principalmente no Facebook, que é uma rede social com algoritmo de relevância. Ou seja, menos conteúdos, mas mais assertivos.

Ter frequência é importante, manter uma lógica de publicação também, seja de dia  ou de horários, mas pense bem: você está falando o que você gostaria de estar falando? Ou você está cumprindo seu papel e criando uma nova publicação para manter seu cronograma?

#3 Comunicar da mesma forma em todas as redes sociais

O público que utiliza o Facebook é diferente do que utiliza o Twitter. No Twitter a principal forma de publicação é em texto, no Instagram é foto e vídeo. Entender como cada rede funciona é importante, pois em cada uma existe uma forma diferente de comunicar.

Seu tom de voz deve ser o mesmo, pois este faz parte do seu planejamento, mas como você construí conteúdo para cada rede deve ser diferente. E sabe porque?  Porque cada rede tem suas ferramentas e recursos, e elas devem ser exploradas da melhor forma.

#4 Comprar seguidores e fãs

Por favor, não faça isso. Nunca faça isso, por mais tentador que possa parecer. Ao comprar uma base de fãs ou seguidores você coloca vários boots e fakes para curtir sua página que nunca vão interagir com os seus conteúdos.

Ao optar por essa estratégia (que é uma ci-la-da), você terá dados irrelevantes e métricas confusas, afinal você vai estar querendo que tantas pessoas (que não existem) consumam o seu conteúdo, mas na verdade, nem metade disso recebe o seu conteúdo. Entendeu um pouco? Bom, só para registrar que essa é a pior opção sempre.

Bom, você agora está pensando: “Nossa! Li tudo isso e só soube o que eu não deveria fazer”, e esse era o sentimento que eu queria deixar, de reflexão. Se você leu criou algum tipo de identificação, sabe neste exato momento o que fazer, sabendo o que não deve fazer. E eu me sinto melhor e vou voltar para a cama e dormir, já que tudo era um sonho e eu escrevi esse post no meio da madrugada.

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