Redes sociais para empresas? Não tenha medo!

Aprenda hoje mesmo a posicionar a sua empresa no dia a dia dos seus clientes!

Se eu tivesse que apostar, eu diria que você já teve um perfil no Orkut (!), deixou muitos depoimentos e compartilhou vários scraps com seus amigos. Você também entrou em diversas comunidades que diziam alguma coisa sobre você (quem aí não odeia acordar cedo, afinal?!) e se divertiu quando a “mensagem pessoal” deixou de ser exclusividade do MSN… Eu também sei que você ficou confuso com o fim de uma década de história e provavelmente mais confuso ainda com todas as redes sociais que tentaram aproveitar a oportunidade e foram surgindo a partir das cinzas do nosso querido companheiro ~das antigas~.  Sim, eu sei de tudo isso, porque assim como você, eu também cresci junto com as redes sociais. Mas apesar da nostalgia, não estamos aqui para falar de passado, certo? A verdade é que quando pensamos em redes sociais para empresas, o único caminho a seguir é para frente! Siga lendo e descubra quais são as melhores redes sociais para a sua empresa e de que forma você pode posicionar seu negócio através delas!


Decide aí…

Pra começar a falar sobre redes sociais para empresas, eu tenho duas coisas muito importantes para compartilhar contigo. A primeira delas é que não adianta nada ter um perfil em cada uma das redes sociais se você não conseguir dar atenção para todos eles. Essa é uma regra de ouro! Apesar de algumas ferramentas de marketing permitirem a automatização de todo esse gerenciamento, você não pode esquecer do grande ponto chave… o motivo pelo qual você vai posicionar sua empresa nas redes sociais: o social! Automatizar pode parecer algo legal em primeiro momento, já que simplifica o trabalho mecânico, mas tenha cuidado! Deixar a responsabilidade exclusivamente nas mãos de plug-ins e scripts pode acabar, inclusive, afastando a sua audiência.

A segunda regra de ouro sobre redes sociais para empresas é bastante simples – mas ao mesmo tempo, muito negligenciada por boa parte dos empresários. Nesse ponto do processo de decisão, você precisa definir com quem você está conversando! Pergunte-se: para quem você está produzindo seu conteúdo e que tipo de público você quer atingir? Por exemplo, se você trabalha no mercado do entretenimento ativo com B2C, sua audiência mais forte está dentro das gerações Millenium e Y. Nesse caso, você não quer perder tempo gerenciando um perfil do Google+ e provavelmente, nem do Linkedin (simplesmente porque seu público não está concentrado por lá).

Após identificar os reais interesses do seu público, saber quais redes sociais para empresas utilizar é um trabalho bastante simples. Definir quem é a sua audiência é uma tarefa muito importante (se precisares de ajuda pra essa etapa, dá uma olhada nesse material aqui, produzido pela RD)! Depois que você definir as suas personas, é hora de passar pra próxima etapa: escolher as redes sociais. Eu vou te explicar algumas particularidades sobre cada uma delas e, a partir daí, você define qual se encaixa melhor com o seu negócio, ok?

Facebook

O posicionamento da sua empresa nesta rede social é feito através de uma página que você cria e administra gratuitamente (para aprender a criar uma página no Facebook confira o tutorial oficial). Depois que você criar e configurar sua página, o seu próximo desafio será conquistar seguidores. Nessa etapa você vai encontrar na internet muitas promessas de milagres, mas se você puder terminar essa leitura com apenas um ensinamento, que seja esse: NÃO PERCA SEU DINHEIRO COM PICARETAS! Sei que pode parecer óbvio, mas a quantidade de pessoas que já chegaram em mim perguntando: “mas eu comprei tantos seguidores, por que não estou tendo resultados?!”, é assustadora! Eu já disse isso por aqui, mas insisto em bater nessa tecla: estamos falando em redes SOCIAIS. Comprar perfis fakes, criados por alguns scripts, para aumentar os números – nesse caso, puramente voltados à vaidade – da sua página, não vão te gerar resultados!

Aumentar a sua base de seguidores não tem mistério, você precisa ser relevante e se comunicar de uma forma que agrade a sua audiência. No início, eu sugiro começar por casa: convide seus amigos próximos, colegas de serviço e pessoas que apoiam o seu trabalho para divulgarem as suas postagens. Mesmo que esses amigos não consumam o seu produto ou serviço – diferentemente dos scripts comprados – eles te conhecem e por causa disso, compartilharão o seu material para apoiá-lo.

Uma outra ideia legal é colocar a sua página em todos os lugares que você puder. Na mensagem pessoal do seu Whatsapp, na assinatura do seu e-mail e na bio do seu perfil pessoal, por exemplo. Ter muitos seguidores não é sinônimo de ter muitas visualizações, mas uma consequência disso. Você precisa ser visto pelas pessoas que estão próximas. Se seus amigos te ajudarem aumentando o alcance das suas publicações e você estiver criando conteúdos de qualidade, o número de seguidores tende a crescer naturalmente! Na imagem abaixo, está um exemplo de uma das páginas que eu administro. Olha como as coisas simplesmente fluem quando você aprende como fazer e se dedica ao seu trabalho…

redes sociais para empresas1 – Menu de navegação;
2 – Sub-Menu;
3 – Tela principal (análise dos resultados).

Outra forma extremamente eficaz para começar uma página, gerando visibilidade para o seu conteúdo, é investindo em anúncios. A ideia aqui é fazer um apanhado geral das redes sociais para empresas e, portanto, eu não vou me aprofundar muito no tema “anúncios pagos”, aqui no post, porque nós aqui da PIPAR desenvolvemos um e-book completíssimo sobre o assunto (e o melhor: completamente gratuito). Se você quiser aprender como anunciar no Facebook e algumas outras dicas para fazer a sua página sair do zero e decolar, você precisa conferir esse material!

redes sociais para empresasClique na imagem para fazer o download!

Pensando nas redes sociais para empresas, se você já tem uma página criada e um público forte, mas seus retornos estão baixos, eu vou te ensinar um truque que muita gente desconhece, mas que pode aumentar a sua taxa de conversão de uma forma MUITO significativa! Nos próximos minutos da sua leitura, eu vou te explicar como segmentar o público que vai receber o seu conteúdo! Mas por que fazer isso? A razão é bastante simples: quanto maior o número de pessoas utilizando o Facebook, “controversamente” – para nós –, menor será o alcance orgânico das suas publicações (já que ficará mais atraente pagar por anúncios).

Se as suas publicações possuem um alcance orgânico médio limitado à 10.000 pessoas, sem a segmentação ativada, seu post vai aparecer na linha do tempo de 10.000 pessoas aleatórias, que podem – ou não – estar dentro do público que costuma consumir o seu conteúdo. Com a segmentação ativada, por outro lado, você vai garantir que todas as pessoas atingidas pelo seu alcance orgânico, estejam dentro do seu público ideal. Por exemplo, se você vende vestidos de noiva, é muito mais provável que você aumente a sua taxa de conversão anunciando esses produtos para mulheres, entre 20 e 30 anos, do que para homens ou crianças.

Entendendo a importância da segmentação, a primeira coisa que você precisa conferir é se o recurso está ativado nas configurações da sua página. Ele é indicado por um marcador de alvo, à direita do marcador de localização.

redes sociais para empresas

Caso você não tenha esse ícone disponível, é só ir nas configurações da página, na guia Geral e ativar a opção presente no menu “Público do Feed de Notícias e visibilidade das publicações”. Feito isso, é só segmentar seu público na próxima publicação e conferir o resultado! Para conseguir monitorar o desempenho das suas publicações de forma adequada, sugiro que você utilize o Facebook Insights.

 

Youtube

Esse é um dos canais mais tendências para 2017 quando o assunto são as redes sociais para empresas. A verdade é que as pessoas estão ficando cada vez mais preguiçosas. Simples assim. O Youtube criou uma geração focada no consumo de materiais rápidos e já mastigados, não exigindo que as pessoas tenham se esforçar muito para entender. Rafael Rez, no brilhantismo dos seus insights, chamou essa galera de “Geração Homer Simpson”. Mas como extrair o melhor do Youtube para a sua empresa? Responder essa pergunta é simples, o mais complicado é colocar todas as estratégias voltadas para o Youtube em prática.

Como se trata da produção de vídeos, a qualidade técnica é indispensável. Você não pode produzir vídeos com um cenário mal estruturado, com microfone zoado e uma câmera 480p. A iluminação é importante. Os elementos visuais são importantes. A linguagem é importante. Na verdade, em um vídeo de qualidade, todos os detalhes são extremamente importantes. O Youtube é a sua oportunidade de mostrar para o mundo que você sabe fazer as coisas com excelência e que a sua empresa tem qualidade. Um vídeo mal produzido pode acabar queimando o seu filme (eu juro que eu tentei não fazer esse trocadilho, mas foi mais forte que eu)! Um exemplo muito utilizado dentro do marketing de conteúdo, é o daquele cara que saiu disparando contra próprio chefe com uma AK-47. Vocês conhecem?

“Meu nome é Trent Kimball e hoje eu vou mostra-los o que significa (apoiar) ficar atrás do meu produto!”.

Depois desse vídeo, as vendas decolaram e a empresa de Trent ficou mundialmente conhecida. Esse tipo de conteúdo “fora da caixinha” é apenas um exemplo do tipo de atração que o Youtube nos proporciona criar e de quais são os resultados que podemos atingir em termos de divulgação e visibilidade da marca. Se você quiser se aprofundar mais no assunto e entender um pouco melhor o papel do Youtube nas redes sociais para empresas, sugiro o acervo de materiais que os nossos parceiros da Resultados Digitais desenvolveram sobre o assunto.

 

Twitter

Uma das redes sociais mais movimentadas em época de vestibular (#AprendiNoEnem) ou quando o assunto é polêmico (#ForaDilma, #ForaTemer, #ForaLucas…). Apesar de já ter sido muito mais utilizado no passado, o Twitter continua sendo uma ótima ferramenta de relacionamento com os seus clientes. Pensando em redes sociais para empresas, o grande trunfo desse espaço está na visibilidade que ele permite. Enquanto as críticas no Facebook são feitas e respondidas por inbox (entre você e o cliente), no Twitter as coisas são diferentes. As críticas são feitas publicamente e a forma como você lida com elas pode te destacar dentro de um mercado altamente competitivo.

redes sociais para empresas
Esse caso com a central de atendimento da Oi! repercutiu por toda a internet na época (2014), você lembra?

Outra funcionalidade do Twitter é permitir que você faça chamadas rápidas para a sua audiência, divulgando publicações de outras redes sociais ou do seu próprio site. Esse é um recurso muito poderoso e uma das razões pelas quais, independentemente do seu ramo de atuação, possuir um perfil no Twitter é quase-que-obrigatório, quando você pensa em posicionamento através das redes sociais para empresas.

 

Deu onda? As novas redes sociais para empresas! Entenda: Instagram, Printerest, Snapchat, Google+ e Linkedin!

As três primeiras são redes sociais para empresas que já existem há algum tempo, mas estouraram faz pouco e encontram, sobretudo na geração Millenium, grande parte dos seus adeptos. No Instagram e no Printerest as empresas encontraram uma forma de mostrar a beleza dos seus produtos em sketches rápidos de fotos bem produzidas e chamativas. São ferramentas utilizadas para despertar interesse dos potenciais consumidores (topo e meio de funil) e não tão focadas no relacionamento com os clientes. Posicionar a sua empresa dentro dessas duas redes sociais, dependendo do seu ramo de atuação, pode ser uma estratégia extremamente eficaz de atração.

O Snapchat surgiu para contemplar uma demanda cada vez maior por velocidade de comunicação e privacidade. Nessa rede social as mensagens não ficam gravadas e o único registro das conversas fica na mente do seu público! Isso aumenta um pouco a dificuldade de posicionamento, já que o compartilhamento entre seus seguidores é inviável. A única fonte de divulgação dos conteúdos é você e, por conta disso, será necessário tirar fotos ou produzir pequenos vídeos (o tempo de reprodução máximo de cada snap é de 10 segundos; caso você queira criar um conteúdo maior, precisará fazê-lo em vários sketches) que desperte, cada vez mais, o interesse de outras pessoas. Isso, porque elas não vão compartilhar um conteúdo específico, mas se tornarem seguidores de todos os conteúdos que você produzir! Se você se acha criativo e capaz de contar histórias rápidas e bem elaboradas, capazes de ficarem gravadas na mente do seu público, o Snapchat é a sua pegada!

Quando pensamos em redes sociais para empresas, Linkedin e Google+ cumprem quase-que-ao-pé-da-letra esse propósito. São redes sociais focadas no seu negócio e em pessoas interessadas em conhecer mais sobre ele. Esse é o grande trunfo e ao mesmo tempo, o maior percalço que elas encontram. Por um lado, isso é ruim, porque proporcionalmente menos pessoas têm interesse em criar um perfil em uma rede social ~serious business~, mas ao mesmo tempo, as pessoas que você encontra por lá deverão ser muito mais qualificadas (pensando em leads) do que os que você encontra no Facebook, por exemplo.

O Google+ oferece interação com todas as outras ferramentas do Google: Gmail, Maps, Docs e até Youtube, por exemplo. Apesar de pouco explorada e raramente lembrada, estudos recentes de SEO indicam que ter um perfil com alguns +1’s (equivalente às curtidas do Facebook) pode significar uma melhor posição no ranking orgânico do Google – isso porque toda vez que alguém dá um +1 no seu conteúdo, ele é automaticamente compartilhado para os contatos daquela pessoa, o que acaba gerando um backlink de qualidade para o seu conteúdo. Além disso, por possuir integração com várias outras ferramentas do Google, as pessoas que possuem um Gmail ou uma conta no Youtube, automaticamente estão cadastradas no Google+. Isso faz com que o volume de acessos nessa rede social seja muito grande.

No Linkedin, ao criar a página da sua empresa, você terá um espaço para informar sua missão e seus valores. Você poderá criar grupos para as pessoas que possuem algum interesse no seu trabalho e, até mesmo, publicar artigos através da própria plataforma social. Você pode participar de grupos que estejam ligados ao seu negócio e, dessa forma, ficar por dentro das coisas que estão acontecendo dentro do seu mercado. Também é possível criar anúncios (os Ads pagos) e aumentar o alcance da sua empresa, gerando mais conexões (como se fossem os amigos, no Facebook) que estejam realmente interessadas no tipo de material que você produz. São muitas ferramentas disponíveis no Linkedin e que realmente podem ajudar a alavancar o seu negócio dentro da internet. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo mais uma vez o acervo dos nossos parceiros da Resultados Digitais.

O relógio tá girando, tá girando, tá girando…

…e você não quer perder mais tempo, certo? Então corre lá na cozinha, busca um café e volta aqui pra gente começar a planejar a estratégia de inserção da sua empresa nas redes sociais! Se você leu todo esse material, certamente aprendeu um pouquinho sobre cada uma dessas redes sociais para empresas e deve ter conseguido identificar de que forma elas se relacionam com o seu negócio. Agora é hora de definir as melhores entre elas, baseado no tipo de público que você pretende atingir e nos resultados que você espera conquistar. Boa sorte na sua nova empreitada! Ah… E se você precisar de ajuda, pode contar sempre conosco, tudo bem? Estamos de prontidão para tirar as suas dúvidas a qualquer momento, não esqueça! Até mais e, claro… nóis se vê por aí, ♪!

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