Se eu fosse seguir algum tipo de padrão, começaria esse artigo escrevendo sobre a origem do Instagram, seus criadores, seus números e todo esse amontoado de dados técnicos que Nobody Yes Door. Mas sinceramente, tenho certeza que você não passou os últimos 7 anos vivendo em um buraco digital e qualquer coisa que eu falar sobre isso, será “mais do mesmo”. Pra evitar que esse conteúdo caia na mesmice teórica que você acha na internet, eu vou ir direto ao ponto e te ensinar alguns truques que você precisa saber – e provavelmente ainda não te contaram – sobre o Instagram para Empresas (ou, como eles mesmo chamam: Instagram for Business).
Por que aderir ao Instagram para Empresas?
Antes de te contar, eu preciso que você me responda a seguinte pergunta: Se você precisasse resumir o seu objetivo com a inserção digital em apenas uma palavra, qual seria? Se por algum acaso os nossos pensamentos estiverem alinhados, você provavelmente pensou em “resultados”. Essa é, pura e simplesmente, a razão pela qual o Instagram para Empresas é tão poderoso! Os resultados que muitos empresários estão atingindo nessa rede social são incríveis.
Nesse momento, você deve estar se perguntando o motivo, certo? Por que o Instagram para Empresas traz tantos resultados? Bem, eu disse que não ia falar sobre números que ninguém se importa, mas eu juro que esses são bem interessantes: mais de 300 milhões de usuários ativos, cerca de 1 milhão de curtidas por minuto e um índice de engajamento superior à grande maioria das redes sociais. Esse é o conjunto que traz tanto sucesso para o Instagram para Empresas.
Como atingir meus objetivos com o Instagram para Empresas?
Esse aqui é o grande pulo do gato! O Instagram, como todas as redes sociais, possui algumas características que tornam ele único. A principal delas é a capacidade de promoção da sua marca através de imagens simplesmente perfeitas. Nos dias de hoje, a demanda por conteúdos audiovisuais é cada vez maior. Eventualmente, até esse artigo que você está lendo agora, se tornará totalmente obsoleto. Não pelo conteúdo que ele se propõe a trazer, nem pela forma como ele foi escrito, mas justamente pelo modelo de comunicação: o texto.
No Instagram você pode compartilhar imagens e vídeos criativos e com um alcance enorme, graças ao uso das hashtags. Teve um cara que disse, uma vez em algum momento do passado, que “um beijo vale mais que mil palavras“, certo? Tá, eu sei que ele provavelmente não estava falando sobre o Instagram, mas olha como isso realmente faz sentido:
Mesmo se eu não tivesse falado que essa é uma campanha contra o preconceito, você provavelmente teria sacado logo de cara. Esse é o poder que a construção de uma imagem inteligente possui. É o tipo de marketing totalmente fora-da-caixinha que o Instagram para Empresas permite!
Quais são as principais estratégias de conteúdo no Instagram para Empresas?
Como em qualquer outra rede social, não existe um “segredo universal para o sucesso”. Seria uma afronta à sua inteligência eu te dizer que se você seguir X passos vai conseguir todos os resultados que sua empresa está buscando. Isso simplesmente não existe. Apesar disso, existem sim algumas regras e um truque ou outro que podem (ou se preferir: devem) ser seguidos.
A primeira dica que eu posso te dar é: planejamento é o segredo. Identifique as suas personas e planeje o seu conteúdo de forma inteligente em uma linguagem que caminhe realmente de encontro com elas. Você está em uma rede social e a comunicação é INDISPENSÁVEL, nunca se esqueça.
Outro ponto importante, é que o Instagram para Empresas é uma via de mão dupla: você receberá curtidas e comentários dos seus potenciais clientes em troca de engajamento. Imagine o seguinte cenário: Você é um fã incondicional do futebol europeu e segue praticamente todos os “bolas de ouro” da história. Aí DO NADA, chega a seguinte notificação no seu feed: Christiano Ronaldo começou a seguir você! Pensa que dahora? Esse é uma das principais sacadas do Instagram para Empresas: a via de mão dupla!
Para aumentar o engajamento você pode criar hashtags inteligentes que fiquem gravadas na mente das pessoas. No Brasil a gente já teve algumas bem populares. Na época das olimpíadas, o time de BRHUEHUE da internet criou a hashtag “YesWeCréu” (fazendo menção à clássica “YesWeCan” norte-americana) quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o evento. Várias fotos da galera no Rio, em frente às obras que começaram a ser realizadas e algumas com grandes personalidades do esporte, foram veiculadas com essa hashtag que se popularizou rapidamente. Não se sabe quem foi o criador, mas a sacada foi genial!
Se você se interessou no grande potencial de alavancagem que o Instagram para Empresas pode te proporcionar, por fim, só me resta reforçar a principal lição desse artigo: preze a qualidade dos seus vídeos e imagens, utilize sim programas para criar conteúdos visualmente épicos, mas não se esqueça do principal: seja humanizado e interaja com seus seguidores! No fim, o Marketing Digital encontra no Marketing de Relacionamento um dos principais aliados para atingir resultados. Boa sorte na sua empreitada! Te desejo toda a sorte do mundo e espero que esse post tenha te ajudado, em alguma medida, a encontrar o perfeito balanço entre o famoso #YOLO e aquele clássico #CestLaVie! Até a próxima!