Quando se fala em alcance orgânico, muitos profissionais de mídias enchem os olhos. Mas basta uma rede social anunciar mudanças no algoritmo que rola um certo receio e novamente é preciso mudar as estratégias. Recentemente, o algoritmo do Facebook foi modificado e isso foi motivo para diversas discussões entre os profissionais da área. Confira o que muda.
Quais as mudanças que o algoritmo do Facebook recebeu?
O Facebook, que surgiu com a intenção de ser uma rede social que aproxima as pessoas, aos poucos foi se tornando vitrine para várias empresas. Estratégias publicitárias são organizadas todos os dias afim de atingir um público cada vez maior. Se o alcance for orgânico, melhor ainda. Porém, o algoritmo do Facebook mais uma vez foi modificado. Agora, pensando em resgatar um pouco das origens da rede social.
O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg em sua própria rede. Entre as mudanças, está a prioridade para conteúdos postados por parentes e amigos. Ou seja, as páginas vão ter o seu alcance tecnicamente diminuído para dar espaço para os perfis pessoais.
Antes da mudança, o algoritmo do Facebook funcionada da seguinte maneira. Quanto mais curtidas, compartilhamentos, comentários uma página ou publicação da página tinha, mais chances ela tinha de aparecer no feed de notícias das pessoas. A interação era o que determinada a relevância da página para determinado perfil. Agora, em 2018, além da prioridade para amigos e familiares, o alcance das páginas será determinado da seguinte forma. A rede social tentará fazer uma previsão de quais posts as pessoas terão mais chances de interagir. Esses serão colocados nos topos das páginas.
Como ter um alcance maior com essa mudança do algoritmo do Facebook?
A mudança, além de ser um pedido de muitos usuários que estavam incomodados com a quantidade de publicidade no feed, é também uma estratégia de marketing. Consequentemente, as empresas terão que impulsionar muito mais suas publicações e páginas se quiserem atingir o público. A qualidade do post continua contando para quem quer alcance orgânico. Sempre que um post de campanha viraliza pela qualidade, as pessoas tendem a interagir ou a chegar ao post sem a necessidade do impulsionamento.
A diminuição da visibilidade das publicações também vai depender do tipo de conteúdo que é produzido pelas páginas. O algoritmo do Facebook ainda irá priorizar as interações. Isso quer dizer que páginas que já possuem poucas interações e um conteúdo que não é tão interessante, verão seus números cair ainda mais.
Se você quer que sua empresa ainda seja vista pelo seu público, uma das alternativas é fazer com que seus curtidores optem pela opção “Ver Primeiro” na configuração do Facebook. Dessa forma, a página terá prioridade quando postar algum conteúdo. Para que isso aconteça, as pessoas precisam estar bem engajadas com o conteúdo produzido, que precisa ser criativo e espontâneo, para chamar a atenção do público.
Logo, não adianta colocar a culpa da diminuição do alcance só no Facebook. Tudo vai depender de como a sua empresa forma a base de leads com base no conteúdo publicado nas redes sociais.