Qual a diferença entre Marketing Tradicional e Inbound Marketing

O mundo está mudando, mas isso não é novidade para ninguém. Tanto não é novidade que eu nem deveria ter começado está publicação por este assunto. Bom, ou deveria, no fundo, eu quero falar sobre mudança, e tenho duas perguntas para fazer: você está pronto para mudar? O seu negócio está pronto para mudar?

Mudar faz parte. Nosso produto tem uma essência, mas o mercado e a tecnologia trazem novas experiências e oportunidades para o que oferecemos, não é? É disso que comecei falando neste texto, ou tentei. Temos um produto ou um serviço, e ele é aprimorado com o passar do tempo. E isso não acontece somente com o seu negócio, mas como os empresários do mundo estão ofertando os seus produtos e serviços. O marketing tradicional não morreu, ele evoluiu.

Hoje, listei algumas diferenças entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing e quero compartilhar com vocês, de uma forma bem didática, para que juntos possamos entender melhor esses dois conceitos, que aliados, podem mudar a forma como você se comunica e vende para o seu público.

Ok. Qual a diferença entre marketing tradicional e inbound marketing?

No Marketing tradicional, nós “empurramos” nosso produto ou serviço de alguma forma para nosso cliente. É como se fosse uma forma de interferência. E isso não está errado e nunca esteve, funciona, mas como eu falei lá no começo: o mundo está mudando, nós mudamos. Nossos consumidores mudaram.
O Inbound Marketing é uma “tática” baseada no interesse do seu público. Nós, que trabalhamos com inbound, vamos analisar e entender o comportamento do seu público-alvo, e você, sua marca, vão comunicar para quem quer realmente saber mais sobre você, o que você oferece. Sem criar um ruído.

Produto x Indivíduo

Há muitos anos nossa forma de vender está focada no produto, no que nossa empresa produz, e hoje, o foco não pode ser somente este, mas também o indivíduo, quem está consumindo. Ele, o consumidor, é quem vai nos trazer feedbacks, e ele também vai ser o porta-voz do que oferecemos para o mercado.

Meios tradicionais x Meios digitais

Nós, em nenhum momento, vamos dizer para você tirar sua marca da TV, das rádios ou do outdoor. Os meios tradicionais funcionam para muitos públicos, e devem funcionar para o seu. É comunicação de massa. É presença de marca.
O que queremos dizer é: SIM! Sua marca precisa estar nos meios digitais. Isso, hoje, é fundamental para o seu negócio. Ter um site com bom ranqueamento, estar presente nas redes sociais e ter uma comunicação por e-mail com o seu cliente é necessário. É mensurável. É assertivo. E como tudo, basta uma boa estratégia.

O Inbound Marketing é mensurável

E aí está uma das diferenças mais gritantes, e importantes, para quem investe em uma plano de comunicação com foco em resultados. Tudo, eu disse tu-do é mensurável. Você vai saber quantas pessoas estão recebendo seus e-mails, quantas estão abrindo, quantas estão excluindo… e por aí vai, isso falando somente de e-mail marketing.
Tudo que você quer saber, você pode saber. E para mim, que sou curioso por natureza, acredito que está é uma das maiores vantagens do inbound marketing diante do marketing tradicional.

Bom, marketing tradicional e inbound marketing são aliados e não podem mais ser pensados de formas separadas. O mundo mudou. E com essa mudança o nosso consumidor quer ser atraído, não quer mais receber oferta do que não é importante para ele. Ele, o consumidor, quer uma comunicação bidirecional, quer poder falar sobre seus gostos e interesses. Quer mais informações sobre o seu produto e quer ter uma experiência com o que você pode oferecer. Vamos pensar mais sobre Inbound?

Ficou com alguma dúvida sobre Inbound Marketing? Quer entender mais sobre o assunto, entra em contato com a gente, vamos bater um papo.

 

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