De modo geral, o funil de vendas é o caminho para o sucesso de qualquer estratégia de publicidade no mundo online. Esta é uma maneira de efetuar todo o trajeto da compra entre o seu público-alvo. Desde o primeiro contato com a sua companhia, a tomada de decisão e a compra definitiva.
Inúmeras empresas escolhem seguir essa metodologia até com ações de pós-venda. Essa é uma forma de agradar a sua clientela e aumentar as chances de fidelização, algo bastante produtivo. E, comprovadamente, convencer alguém de comprar novamente é muito mais simples do que convencer pela 1ª vez.
Atualmente, o sistema de funil de vendas conta com três fases: o topo, o meio e o fim do funil. Você conhece todas essas fases? Vamos lhe apresentar a partir de agora!
Conheça as três etapas do sistema de funil de vendas
1 – Topo de funil
No topo do funil, os consumidores que acham o seu negócio ainda não estão pensando em adquirir nenhum item. E tampouco contratar algum tipo de serviço. Neste ponto, os consumidores ainda estão descobrindo se a sua empresa tem a capacidade de solucionar algum problema ou necessidade.
Normalmente, ainda não possui compreensão da qualidade e reputação de sua empresa. Portanto, o cidadão vasculha conteúdo de atração, que visam chamar a atenção do blog até o seu blog. Tudo para repassar dados e alguns conceitos do seu campo de atuação.
A partir daí, se inicia o crescimento de sua audiência e o reconhecimento da sua marca tanto na questão pessoal quanto profissional. Isso pode ser efetuado com uso de conteúdo como postagens em blogs, vídeos ou apresentações para atender a demanda do seu cliente.
O intuito é fazer com que os visitantes se convertam em consumidores. Confirmando quais são os internautas mais dispostos a fechar negócios e aqueles que demandam mais investimento com novos materiais.
2 – Meio de funil
Neste período, o consumidor quer informações bem detalhadas. Isso porque já desenvolveu conhecimento da necessidade que deve suprir e procura por soluções. Esse cidadão já visualizou o seu blog, os emails e percebeu que você entendeu o seu problema. Agora, você precisa mostrar as suas soluções.
3 – Fundo de funil
No fundo do funil de vendas, o cliente está ciente de sua dificuldade e conhece as suas opções. A questão está na sua tomada de decisão: qual alternativa ele pretende investir? Que marca oferece as melhores mercadorias?
O ideal é que a sua demanda no meio do funil de vendas tenha sido caprichada. Deste modo, o consumidor e você já terão construído uma relação bastante estruturada. E ele saberá tudo o que o seu negócio pode oferecer, como ele será ajudado e até os produtos adequados ao seu caso.
Portanto, o funil de vendas é um procedimento essencial para elevar o número de consumidores de uma companhia de modo prático e eficiente. Bem como descobrir tudo sobre o seu público-alvo e repassar as informações necessárias para gerar as vendas.
A confiança é o grande prêmio neste processo. E, no fim das contas, a sua empresa registrará um crescimento significativo na sua margem de lucro e na fidelização de clientes.