Você precisa potencializar o seu networking e se mostrar ao mercado de trabalho? O LinkedIn é a porta perfeita para você. A rede social, voltada para os negócios, desde 2003 aproxima profissionais e empresas. Mas você sabe como se apresentar e potencializar o seu LinkedIn para atrair empresas? Aprenda as principais dicas nos próximos tópicos!
O que é um perfil campeão?
Caso você não conheça bem a dinâmica do LinkedIn, saiba que ele divide os usuários em cinco categorias. Elas medem a “força” de um perfil na rede:
1) Campeão
2) Especialista
3) Avançado
4) Intermediário
5) Iniciante
O nível “Campeão” é o máximo que se pode atingir. Mas qual a diferença entre os níveis? O perfil que atinge o nível Campeão recebe algumas vantagens. Dessa forma, o seu perfil aparecerá com frequência quando empresas realizarem pesquisas no LinkedIn. Se você busca um emprego, essa vantagem é fundamental.
Com algumas mudanças é possível otimizar o seu perfil. São pequenos passos que podem colocar você no mercado de trabalho em qualquer lugar do mundo através da internet.
Dicas para ter um perfil campeão no LinkedIn
- Adicionar uma foto ao perfil: essa etapa não deve ser menosprezada no seu LinkedIn A foto ideal deve ser pensada de uma maneira mais formal e menos descontraída. Ela precisa refletir a imagem que você gostaria de passar a um empregador durante uma entrevista de emprego.
- Preencha o seu título profissional e CEP: dessa forma você aparecerá melhor nivelado entre as pesquisas no LinkedIn. As empresas precisam saber qual a sua especialidade e em que região está morando.
- Informe o seu cargo/posição atual: se você já tem uma ocupação, basta inseri-la. Caso você esteja desempregado, por exemplo, crie um cargo como “profissional de X área em busca de oportunidade”. Acrescente a localidade em que deseja trabalhar e adicione uma descrição abordando os seus potenciais como profissional;
- Preencha informações sobre experiências profissionais: complete o seu perfil com toda e qualquer experiência profissional que tenha tido. Aproveite para citar bem as áreas e funções em que trabalhou;
- Adicione a sua formação acadêmica: os recrutadores precisam saber a sua formação antes de lhe contactar. Quanto mais informações você tiver para completar, melhor!
- Preencha as suas competências: os recrutadores querem saber do que você é capaz! Além disso, utilizar as palavras-chaves das competências ajuda você ser localizado no LinkedIn;
- Faça conexões: o seu perfil é uma grande rede. Quanto mais conexões você possuir, mas “em rede” estará. Para ter um perfil campeão, é necessário pelo menos 50 conexões.
Procure assistência
Se mesmo seguindo essas dicas você ainda tem dúvida, pode solicitar uma consultoria profissional. Conversando com um consultor Pipar, o seu perfil LinkedIn será otimizado ao máximo. Com apenas alguns passos você terá um perfil campeão no LinkedIn.