Sucesso de Uma Empresa
Sucesso de uma Empresa = Produto Bom + Posicionamento
Produto Bom = NUP (Necessidade, Utilidade e Preço Justo)
Posicionamento =No mundo de iguais, me ver como diferente.
– Jonatas Abbott (Palestra no Parque Tecnológico – 10/08/2017)
Planejamento estratégico: Use bem os 5Ps do Marketing
PESSOAS
- Importante, quem são as pessoas que queremos ajudar e quais são suas necessidades?
PRODUTO
- O que eu vendo?
- Exemplo: Consultoria
- Fazemos isso…(O que fazemos?)
- Estes são os passos… (Como fazemos?)
- Estimativa de tempo… (Quanto tempo leva para fazer cada etapa?)
PREÇO
- Preço adequado? Justo?
PRAÇA
- Distribuição, como entregar?
- Pensar em embalagem, mesmo para produtos digitais.
PROMOÇÃO
- Propaganda e anúncios
Concorrência é bom para os negócios?
O papel do concorrente é fundamental para olhar e melhorar o teu próprio produto, também chamado de Benchmarking.
Quando pensar no Produto, pense em como ele poderá ser desenvolvido para sustentar a empresa durante 30 anos. Este será um ótimo exercício visionário.
O foco deve ser atacar a causa dos problemas das pessoas ou das empresas que deseja atender com seu produto.
Exemplo: Quais são os problemas de uma empresa de serviços?
- Gestão
- Priorização de atividades
- Falta de Criatividade
- Não saber ou não ter processos bem definidos e testados
- Falta de controle
- Gerenciar ou editar os conteúdos do website
As melhores ideias nascem nas garagens. – Jonatas Abbott
Na Internet, o E-mail é quem possui o melhor ROI
O ROI tanto no Brasil, quanto nos EUA, é considerada a mídia com maior ROI e de maior impacto direto dos consumidores.
Diretoria e atendimento
O diretor da empresa precisa se tornar irrelevante para maior parte da sua base de contatos/leads/oportunidades/clientes.
Dica/Sacada: desenvolver um produto ou serviço para PMEs que possa ter um ticket médio de 500,00 e vender de forma escalada.
Como ter Sucesso?
- O produto precisa ser bom.
- E este produto precisa satisfazer as necessidades das pessoas.
O marketing diz que uma empresa ou produto existe para satisfazer as necessidades das pessoas.
Exemplo: Churrasco. Se a carne for boa, por mais que o churrasqueiro erre, ela vai sair boa no final.
Resiliência nem sempre é bom.
Se você estiver errado e for resiliente é uma merda.
Tá e se todos estes insights te fizeram pensar, talvez agora você precise começar a agir.
E agora, precisa de ajuda?
As vezes chegamos em um certo ponto da jornada em que não conseguimos avançar mais somente com o que sabemos ou aprendemos ao longo do caminho. É preciso se unir a pessoas de confiança e construir uma estratégia que possa nos levar além.
Já pensou em quem procurar para realizar mais?
Que tal uma Consultoria especializada ou quem sabe uma agência de propaganda? Quem sabe as duas. 😉
Veja o que cada uma faz e decida o próximo passo.
O que faz uma consultoria
O papel da consultoria é mostrar o caminho, orientar e aconselhar o cliente.
No dicionário encontramos o seguinte:
ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc.
ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.
Ao contratar um consultor geralmente o trabalho vai passar por diagnosticar o cenário atual da empresa, auxiliar no estabelecimento de objetivos, metas e estratégias. Com o consultor irão gerar alguns relatórios para poder mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos. Um consultor pode, inclusive, aconselhar a contratar uma agência ou um gerente de marketing.
Vantagens de contratar uma Consultoria
O conhecimento da estratégia tende a permanecer com a empresa. Mesmo que se cancele o contrato com o consultor o trabalho realizado até o momento não será perdido (algumas agências quando tem o contrato cancelado dificultam ou até mesmo não permitem que o cliente dê continuidade). Alguns consultores trabalham in-loco (dentro do cliente) e isso permite aprender muito mais sobre o negócio, contribuindo com estratégias mais eficientes.
Desvantagens de contratar uma Consultoria
São poucas as consultorias que executam as ações propostas. A maioria prefere focar na parte estratégica e deixar a parte operacional para o cliente ou para a agência do mesmo.
O que faz uma agência digital
O trabalho da agência geralmente está ligado a criação da estratégia digital e sua execução. Na maioria das agências o trabalho acaba se restringindo a parte da comunicação, nem sempre abrange o marketing como um todo. É importante lembrar que a comunicação é apenas uma parte do marketing, que por sua vez toca em muitas outras partes dentro de uma empresa. O marketing também engloba a estratégia de produtos/serviços, precificação, distribuição, ou seja, vai além da divulgação da marca e seus produtos/serviços.
Uma boa agência pode contribuir muito com seu potencial estratégico e criativo, porém se o cliente não tiver um bom conhecimento em marketing digital será muito difícil avaliar a qualidade do trabalho desempenhado pela agência e principalmente contribuir com ele.
Vantagens de contratar uma agência
Ao ter uma agência como parceira, a empresa contará com profissionais diversos para auxiliar na execução das estratégias. Profissionais como designers, redatores, atendimento, planners (em algumas agências), desenvolvedores e diversos outros poderão auxiliar a empresa a tirar um plano do papel.
Desvantagens de contratar uma agência
São poucas as agências que mantém um trabalho realmente próximo dos clientes e com isso criam estratégias superficiais, nem sempre bem alinhadas com os objetivos e metas do cliente e acabam armazenando todo o conhecimento da estratégia na própria agência e não no cliente.
Espero verdadeiramente que este conteúdo possa te ajudar a escolher um caminho para ir para o próximo nível na tua jornada empreendedora ou de negócios.