Você tem interesse em começar um negócio virtual ou anunciar algum serviço/produto na web mas não sabe ao certo como fazer isso? Ou está tentando atrair tráfego para seu blog ou site, só que não tem muita noção por onde começar? Talvez essas informações que preparamos possam te ajudar.
Iniciantes
Geralmente quem começa a procurar informações na web sobre como se destacar em meio ao mar de concorrentes, acaba esbarrando em muito material sobre marketing digital. Porém, fica difícil filtrar o que serve naquele momento e o que deverá ser pesquisado depois, quando os fundamentos já estiverem absorvidos. Para ajudar a dar um direcionamento na hora de ir atrás de informações, separamos 5 coisas para você levar em consideração:
1 – Qualidade:
Muitas vezes você já tem algo bom para comercializar, porém não tem uma página, site, blog ou loja virtual bem estruturada para receber a visita de um usuário interessado no que você tem a oferecer. Nesse sentido, invista em aumentar a qualidade de informações, visual, navegabilidade etc. da página virtual do seu negócio. De nada adianta ter visitas se elas logo saem da página devido à péssima navegabilidade ou por causa de informações confusas;
2 – Procure se informar sobre os tipos de monetização existentes na web
No começo dessa etapa não é necessário sair atrás de termos técnicos rebuscados.
- Primeiro, levante todos os tipos existentes e veja um resumo breve sobre o funcionamento de cada um para você ter noção do que existe por aí.
- Depois disso pesquise quais dessas opções são mais usadas e geram mais resultados, para você já ir focando nas principais.
- Mas não deixe as demais de lado, já que talvez elas só não sejam bem exploradas ou não funcionem para os negócios pesquisados, porém podem funcionar para você. Nessa etapa vale levantar quais são as empresas e serviços mais destacados no ramo de anúncios online (Google Adwords, Facebook Ads, Yahoo Bing Network etc.);
3 – Veja como se comportam seus concorrentes
Essa dica é usada no meio físico mas também serve para o meio digital; Faça uma busca rápida no Google para as palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio e veja quem aparece nas primeiras posições. Geralmente serão os resultados/empresas mais relevantes para o termo buscado e você poderá aprender com eles como pode melhorar o seu conteúdo. O que nos leva para a consideração seguinte…
4 – Estude SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca)
Que são as práticas para aparecer bem posicionado nos mecanismos de buscas;
5 – Busque um dicionário de termos utilizados em marketing digital e SEO
Isso vai te ajudar a não ficar tão perdido nesse meio e a saber melhor o que deve ser mensurado para entender quanto de sucesso está alcançando no seu projeto.
Empreendedores
As dicas acima listadas servem para empreendedores também, especialmente as relacionadas a SEO, já que os empreendimentos digitais precisam ser encontrados pelos potenciais clientes. Para complementar, pesquise sobre meios de:
- Atração de usuários: títulos envolventes, palavras-chaves para pesquisas, conteúdo destacado nas ferramentas de buscas, parcerias, textos âncoras entre outros;
- Retenção de usuários nas páginas: links que direcionam a outros conteúdos no site, formato de apresentação de artigos relacionados e uma série de outros itens;
- Relacionamento com o usuário após a saída da página: ferramentas de coleta de e-mail (landing pages), e-mail marketing, automação, etc.
Pequenos negócios
Os pequenos negócios precisam de atenção especial, já que nem sempre dispõem de verbas para marketing. Nesse sentido, o mundo digital pode ser um valioso terreno para publicidade e propaganda a preços bem reduzidos e atrativos. A dica é começar a usar as ferramentas de anúncios e ir testando valores baixos, para se ter noção de como as coisas funcionam. Desse modo, somente após ter ideia de como boas campanhas podem ser realizadas é que se recomenda aumento na verba para marketing digital. Outro modo é procurar informações sobre como fazer seu conteúdo aparecer de modo gratuito nas primeiras opções das pesquisas dos grandes buscadores onlines, como Google, Bing e Yahoo. Esses tipos de resultados são chamados de orgânicos, em contraposição aos pagos.
Em muitas redes sociais, como Facebook, um dos focos é aumentar os compartilhamentos dos seus posts pelos usuários, gerando a exposição de seu produto/marca/serviço de forma amplificada sem custos adicionais. Páginas relevantes também recebem indicações da própria rede para usuários a quem elas possam interessar.
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