O que são Landing Pages? Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Pra começarmos a conversar sobre o que são Landing Pages, tente imaginar o seguinte cenário: você está começando a sua empresa agora e se encontra na difícil tarefa de passar credibilidade e confiança para os seus novos clientes em potencial. Seguindo alguns princípios lá de mil novecentos e guaraná com rolha, você definiu que utilizar roupas sociais aumenta a sua chance de sucesso ao tentar fechar negócios.

Certo. Nesse momento você resolve ir até o guarda-roupas pra dar uma geral naquele terno italiano com lapelas largas em ~formato notched~ e descobre que aquela roupa que parecia linda há 8 anos atrás <nota mental: aliás, essa é a idade do meu primeiro terno, que ainda tá perdido em algum lugar do meu roupeiro, 😂>, já não serve mais. Mas espera aí… Isso não poderia ter acontecido! Amanhã você tem um cliente muito importante pra atender e, sem a sua roupa mágica que converte as carteiras alheias em rios de dinheiro fluindo pra sua empresa, não será possível fechar esse negócio. E agora? Houston… we have a problem! É hora de correr na loja de roupas pra comprar um terno novo.

Você chega naquela grande loja do shopping, que é famosa pelas ~brusinha~ em promoção com uma ideia muito específica em mente: comprar um terno novo. Porém, ao passar pelas imensas portas de vidro do estabelecimento, você percebe que não existe lógica nenhuma na organização das roupas. Digo, talvez até exista, mas essa lógica não faz nenhum sentido pra você.

Nesse momento você está perdido. O primeiro impacto foi confuso: uma loja absolutamente branca, com trocentos cabides e um número absurdo de cores de roupas pulando aos seus olhos. “CADÊ OS TERNOS?”. Você pensa. Ora… De bagunçado já basta o seu guarda-roupas! E pra piorar, após caminhar por alguns minutos sem encontrar o que você procura, nenhum funcionário da loja apareceu pra te ajudar a solucionar esse mistério. O que você faz? Pois é. Talvez teria sido melhor economizar seu precioso tempo de empresário indo direto na loja de ternos. Lá você teria encontrado exatamente o que procura. Se duvidar, organizando por corte, lapelas, fenda ou até tipos de manga.

Mas então – você pergunta -, o fato da primeira loja apostar na variedade maior de roupas, isso significa que ela não pode trabalhar também com linhas específicas (como os ternos, por exemplo)? Na verdade, ela pode sim. O erro daquela imensa loja branca, cheia de cabides e roupas coloridas, foi justamente, não ter uma Landing Page para seus ternos. “QUE? Como assim?”. Eu explico…

#1: uma definição, por favor?

Em linhas bem gerais, “Landing Page” é o termo em inglês para “Página de Conversão”. É uma página, dentro do seu site, responsável por capturar seus clientes (aé, algumas pessoas também chamam de “Página de Captura”). O exemplo que eu trouxe sobre a loja de roupas e os seus vários setores (ou a falta deles), é justamente o que você precisa ter em mente pra entender o que são landing pages. Diferente da “home” do seu site (branca, cheia de cabides, com roupas coloridas), a Landing Page precisa atender a um propósito bastante específico no seu funil de vendas. Aliás, todo o desenho dessa Landing Page precisa ser feito pensando nesse propósito, afinal, uma seção de ternos, além de ternos, precisa de elementos que auxiliem na venda desse produto (fotos de pessoas bem sucedidas vestindo o modelo mais caro da loja, por exemplo, podem ativar gatilhos mentais e estimular as vendas). Siga lendo e entenda melhor sobre essa questão do desenho da Landing Page…

#2: Sobre esses exemplos… À vista tem desconto?

#3: Como criar uma do zero?

Pode. Na verdade pode sim. Existem sites e ferramentas que te ajudam a criar uma Landing Page do zero. Alguns fazem isso de forma gratuita, outros não. De modo geral, as ferramentas pagas possuem algumas funcionalidades extras que te ajudam a metrificar o desempenho da sua Landing Page. Independentemente da ferramenta que você escolher existem algumas regras que precisam ser seguidas.

#3.1: TÍTULOS

Os títulos precisam ser precisos e diretos. A pessoa que entrar na sua Landing Page pela primeira vez, precisa entender, logo de cara, qual é a sua proposta de valor. Por exemplo, se você está vendendo ternos italianos em promoção, um título com detalhes importantes, mas ao mesmo tempo direto, como: “TERNOS ITALIANOS DE QUALIDADE COM 40% DE DESCONTO” é mais inteligente do que algo genérico, como: “TERNOS BARATOS”.

#3.2: CORES

Acredite em mim quando eu digo: as cores importam MUITO. Existe todo um estudo por trás das cores. Elas são capazes de atingir regiões específicas do nosso cérebro e ativar gatilhos extremamente poderosos. Por exemplo, se a sua Landing Page foi criada em cima de tons frios (azul e branco, por exemplo), é possível gerar um destaque absurdo com cores quentes (vermelho ou laranja, talvez). Eu poderia criar todo um artigo falando apenas sobre cores, mas já existem alguns por aí na internet. Tipo esse aqui, do Viver de Blog, extremamente completo e muito útil pra quem está criando uma Landing Page.

#3.3: CHAMADAS EXTERNAS

Eu poderia resumir esse tópico com duas palavras: NÃO FAÇA. O motivo é simples: você não quer perder a conversão. Colocar um link na sua página de conversão, levando pra alguma página externa, é um erro na grande maioria das vezes. A pessoa que clicar no link pode acabar “esfriando”, já que essas chamadas externas levarão ela pra outro lugar, com outros estímulos e, potencialmente, diferentes tipos de chamadas pra converter. Se você realmente precisar utilizar um link na sua Landing Page, ele precisa ser extremamente estratégico e pensar em levar o seu cliente em potencial pra próxima etapa do seu funil de vendas. No marketing tradicional, há décadas se gente trabalha com o senso de urgência dos potenciais consumidores (e dá certo). Por que no marketing digital seria diferente?

#3.4: CALL-TO-ACTIONS (CTAS)

Os CTAs são as “Chamadas pra Ação”, normalmente representadas por um “botão” chamativo. Eles são extremamente importantes pra conversão, já que trabalham com toda essa dinâmica dos gatilhos mentais poderosos. Utilize cores que façam sentido para o seu produto e que contrastem com o restante da página. Chamadas textuais que ativem gatilhos, mas que fujam dos padrões (como “clique aqui”, “compre agora” etc.) são muito importantes. Uma das maiores sacadas das Landing Pages é vender o seu peixe sem que a pessoa sinta o peso de estar realizando um ato “ruim” ou “burocrático”, como se cadastrar no seu site, contratar um serviço ou gastar dinheiro com algum produto. Os CTAS, aliás, são a chave dessa estratégia. No exemplo dos ternos italianos em promoção, um CTA interessante, poderia ser: “QUERO MEU DESCONTO!” ou “EU TAMBÉM QUERO ECONOMIZAR!”.

#4: Métricas, KPIs e avaliações!

A supremacia do marketing digital sobre o marketing tradicional está, justamente, no poder da metrificação. Fazer marketing digital sem pensar nos resultados é, pra além de uma perda absurda do seu tempo e dinheiro, um atraso tecnológico absurdo (já você vai extrair apenas uma pequena parcela do poder dessa ferramenta). O objetivo do marketing digital é gerar pra sua empresa, resultados mensuráveis, previsíveis e escaláveis. Você precisa saber que a cada X pessoas que acessam sua página, Y são compradoras em potencial. Essa é a grande métrica a ser avaliada na sua Landing Page: sua taxa de conversão. Esse é o seu KPI (indicador de performance principal). Aliás, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia imediatamente nosso post sobre o que é taxa de conversão, como você pode melhorar e de que forma aumentar as suas vendas. 

#5: Conclusão.

Nesse momento você já sabe basicamente tudo o que precisa saber sobre o que são Landing Pages e como criá-las. Agora é botar a mão na massa e partir pra metrificação. As Landing Pages são essenciais pro Marketing Digital e a criação delas é uma estratégia poderosa pra captação de Leads. Lembre-se sempre de pensar em quem é sua persona e segmentar o seu público. Diferentes Landing Pages se comunicam com diferentes tipos de personas. Abuse das cores e faça testes. Sério. Muitos testes. Essa é uma outra força absurda do marketing digital: você pode fazer testes AB e realizar sutis modificações pra entender como o seu público está respondendo aos estímulos que você oferece em suas páginas de conversão. Decida se você utilizará ferramentas gratuitas ou pagas pra desenvolver essa Landing Page e, caso você precise de ajuda, a gente tem uma equipe de prontidão pra te atender aqui na PIPAR, ok? Por fim, se você chegou até aqui, me resta te parabenizar pela insistência ao longo da leitura e, mais do que tudo, te desejar toda a sorte de sucesso no seu negócio. Boa sorte na construção da sua Landing Page!

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