As possibilidades de anúncios na internet são imensas e a cada dia novas formas surgem, afinal a monetização digital é o que mantêm as empresas da web funcionando. Mas você sabe quais são os principais tipos de publicidade existentes nesse meio? Caso não, aproveite e confira a seleção especial que fizemos sobre os principais modelos existentes de anúncios no mercado digital.
Facebook Ads
A maior rede social do mundo, que possui aproximadamente um bilhão e meio de contas cadastradas, tem seu próprio mecanismo de anúncios: o Facebook Ads.
Voltado tanto para empresas como para pessoas comuns que queiram anunciar seus produtos ou serviços, a ferramenta possui alguns formatos que variam de acordo com o objetivo e modo de gerenciamento do anunciante.
Para começar a usá-la, o usuário precisa fazer uma página (diferente de perfil) com os dados de serviço, marca, produto, entre outros que ele pretende anunciar. Após isso, basta escolher uma forma de pagamento (cartão de crédito ou boleto) e começar suas campanhas. Atenção nessa escolha, pois não há como mudar depois.
A dica no início é investir valores baixos nos anúncios, apenas alguns reais, e ir testando as opções oferecidas para segmentar, organizar e direcionar cada um eles. Mas pesquise bem antes sobre o modo de funcionamento das opções, para assim, depois partir para o teste já tendo em vista algumas noções básicas.
Os anúncios realizados aqui aparecem na timeline dos usuários, então esses podem manifestar interesse pelo que você tem a oferecer, com base em dados coletados pelo algoritmo da rede social. Os posts surgirão normalmente porém especificados como “patrocinados”. Lembre-se que o importante é captar a atenção do usuário com uma imagem ou vídeo bem elaborados.
Caso o orçamento para campanhas seja elevado, pode-se entrar em contato com a equipe de anúncios do próprio Facebook para obter suporte.
Google Adwords
O Google Adwords é o sistema de anúncios da gigante das buscas: a própria Google. O principal modelo de anúncios é na forma de links patrocinados nas buscas dos usuários. Desse modo, ao clicar neles o usuário é direcionado para os sites, lojas virtuais, blogs ou outras páginas dos anunciantes. Até pouco tempo atrás, esses anúncios pagos apareciam nas três primeiras linhas do motor de buscas e numa coluna à direita, porém agora, o número de linhas subiu para até 4 e a coluna da direita foi removida. Esses anúncios pagos aparecem sobre os anúncios orgânicos, aqueles que não são pagos porém possuem relevância e importância para os termos pesquisados. Também há anúncios abaixo dos resultados orgânicos, até 3 deles. O modelo de pagamento básico é Custo por Clieque (CPC), onde os anúncios são cobrados por cada clique que um usuário dá nele.
Também é possível realizar anúncios em formato de banners, para serem exibidos em blogs ou sites parceiros do Google por meio do Google Adsense. Dessa forma, a verba é dividida entre a gigante das buscas e as páginas que exibem esses materiais publicitários.
Outra forma de se realizar anúncios pelo Google Adwords é utilizando a plataforma do Youtube, o maior portal de vídeos do planeta. Aqui os anúncios são feitos em formato audiovisual e são exibidos antes ou no meio dos vídeos que os usuários assistem.
Os anúncios mais criativos tendem a atrair a atenção dos usuários, então vale a pena caprichar na hora de fazer o vídeo e utilizar conceitos de marketing. Se não tiver tempo ou conhecimento para isso, avalie a possibilidade de contratar algum serviço de publicidade focado nesse ramo.