O que é Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de ConteúdoMarketing de conteúdo é uma estratégia de marketing baseada em 5 pilares.

Também podemos entender como estratégia que envolve o planejamento, criação e compartilhamento de conteúdo preocupado em diminuir as objeções e dúvidas dos clientes em potencial, antes de realizar a ação de vender.

É entregar o conteúdo que as pessoas desejam, no momento que elas precisam. Ajudar e passar segurança no seu processo de decisão de compra.

Definição de Marketing de Conteúdo

O trabalho de comunicar precisa ser cada vez mais segmentado, ou seja, é dever do time de marketing direcionar para a equipe de vendas, principalmente as pessoas que mais prontas para o momento de compra. O trabalho do time é otimizar a produtividade das vendas, canalizando esforços para oportunidades mais relevantes.

É necessário se concentrar em desenvolver conteúdos que esclareçam dúvidas e disponibilizar as informações que o cliente precisa saber antes de adquirir o produto ou serviço.

O marketing de conteúdo no SADE BR em 2013
São Paulo. Robson Couto e Ranieri Trecha participando do SADE BR em 2013.

Marketing que as Pessoas Amam

Em 2013, na palestra da 5 Seleto que assisti, ouvi pela primeira vez a cerca do Marketing que as Pessoas Amam.

Imagine. Ver somente os melhores e mais relevantes resultados para sua pesquisa no Google. Receber somente o que você espera de informação ou oferta na sua caixa de e-mails. Contar com suporte por e-mail, chat ou telefone para tirar todas as suas dúvidas sobre determinado produto ou serviço.

Esse com certeza é o Marketing que as pessoas devem amar, pena que não é bem assim que a maioria das empresas se comportam, mas deveriam.

O velho conceito de “vendedor” já está ultrapassado

Quando penso em Vendedores nos dias atuais, penso em verdadeiros consultores de vendas.

Mas, qual a diferença entre “Vendedores” e “Consultores de Vendas” nas estratégias de Marketing de Conteúdo?

Aqui está a diferença: antes da Internet, as pessoas recebiam informações dos produtos diretamente com os vendedores. Estes profissionais eram as pessoas que mais sabiam do produto(ou não) e o maior responsável pelo fechamento de uma venda. Enquanto que agora, isso tudo mudou.

Com a Internet, as vendas passaram por uma necessidade de transformação e os vendedores de outrora, estão acabando ou se aprimorando, se tornando mais conectados e mais informados do que antes.

Hoje, as pessoas pesquisam muito mais a cerca de um produto antes de comprar. Neste processo, uma empresa que realiza vendas online através do seu o website, por exemplo, precisa oferecer o máximo de informações pertinentes para eliminar objeções e dúvidas dos potenciais clientes, sobre a marca e sobre o produto que está oferecendo. Após o esclarecimento e sensação de segurança passada para o cliente em potencial, as chances de fechamento de uma venda/negócio é muitas vezes mais factível do que se o visitante não passar por este processo.

Infelizmente, a verdade é que muitos empresários e agências ainda estão fazendo a divulgação de sua marca e de seus produtos de forma inadequada.

Em seguida, ações sem direcionamento ou sem segmentação, tendem a gerar efeitos devastadores. Uma marca pode ser prejudicada permanentemente se continuarem insistindo em disparos de e-mails em massa ou anúncios sem objetivos claros.

Mas há um caminho para quebrar este paradigma. Marketing de Conteúdo.

Daí você pode se perguntar: E quais são estes conteúdos?

Cada texto, foto ou vídeo que produzir precisa ter um objetivo claro. Explicar como usar um produto para ter maior rendimento ou eliminar dúvidas frequentes quanto a manutenção, por exemplo.

Tipos de Conteúdos mais utilizados

O conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, post em blog, videos instrutivos/tutoriais, e-books, guias práticos, artigos completos, perguntas frequentes com respostas (faq), imagens, infográficos, podcasts (áudio, tipo um programa de rádio), entre outros.

Foco no Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim na comunicação de como uma empresa pode ajudar a resolver os problemas das pessoas. O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas, de maneira consistente e que permita que o cliente se sinta empoderado daquela informação para fazer algo a respeito de um desafio.

O Marketing de Conteúdo é Marketing Digital?

Não. O Marketing de conteúdo promete ser o grande motor para atrair potenciais clientes, frente ao marketing digital que é um conjunto de estratégias ferramentadas e focada na disseminação por diferentes mídias, pagas ou não.

Entre os principais objetivos do marketing de conteúdo está o aumento da geração de leads, vendas e o engajamento com clientes. A marca passa a assumir um papel de solucionadora/parceira dos clientes através da entrega de valor em suas soluções.

Sua estratégia de Marketing de Conteúdo está pronta?