Como a análise de dados pode impactar o seu negócio na internet

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Consultoria Marketing Digital em PelotasA importância da análise de dados para os negócios na internet é algo que deve ser levado em consideração na hora de se planejar a forma de conduzir o seu negócio. Não é de hoje que grandes empresas como buscadores onlines e redes sociais se utilizam dos dados gerados pelos internautas para otimizarem e aprimorarem seus serviços digitais. Quer um exemplo? Quantas vezes você já pesquisou certo produto e logo depois diferentes modelos dele começaram a surgir em tudo quanto era banner publicitário nos sites que você acessava? Muita gente já percebeu isso, o que demonstra a maneira como seus dados de pesquisas foram analisados e tratados para fornecer a você produtos de acordo com o seu interesse. Tudo para você poder comprar aquele produto no anunciante indicado.

Páginas e posts patrocinados volta e meia surgem na timeline de redes sociais como Facebook, tendo como base o comportamento, acessos e interesses de cada usuário. As próprias indicações de novos conteúdos são feitas com essas informações sendo levadas em consideração. Essas são apenas algumas possibilidades utilizadas por esses meios para alavancarem e melhorarem seus negócios.

Saber coletar e analisar dados de usuários como hábitos de navegação, horários online, histórico de compras ou acesso de páginas entre outros, pode se tornar um grande diferencial. Especialmente para empresas que consigam desenvolver campanhas ou ações com vista a ganhar novos clientes baseadas nesses dados.

Como aplico a análise de dados no meu negócio?

Os exemplos citados dizem respeito às grandes empresas, porém você também pode usar a análise de dados em favor do seu negócio mesmo que ele seja pequeno. Abaixo está listado vários exemplos:

  1. Análise das páginas mais acessadas: uma simples verificação das páginas mais visitadas do seu blog/site pode indicar o caminho para desenvolver conteúdos semelhantes que agreguem mais tráfego para as suas páginas;
  2. Frequência de acessos por horário: uma boa verificação dos horários em que seu site é mais acessado pode te possibilitar programar a postagem de conteúdo para esses horários. Isso vale especialmente para posts em redes sociais;
  3. Conteúdos mais comentados: textos que recebam grande envolvimento por parte de usuários podem indicar um grande interesse pelo assunto, possibilitando novos artigos que expandam o escopo de informações desse primeiro artigo;
  4. Links clicados no seu blog/site: ferramentas que permitam identificar quais links são mais clicados no seu site podem permitir que você descubra os melhores locais para colocá-los em artigos, descrições de produtos, recomendações etc.
  5. Aumento de tráfego repentino: aumentos esporádicos de tráfego junto ao seu site podem indicar algum evento externo que esteja causando isso, como a divulgação do seu site em alguma página grande, um evento físico ligado ao seu negócio que esteja ocorrendo ou o aumento de relevância de seu site/blog nos buscadores online. Nesse último caso, pode-se até tentar descobrir quais práticas ocasionaram essa melhora, possibilitando que sejam utilizadas no futuro ou em até outros blogues/sites.

A lista do que se pode realizar com a análise de dados é extensa

O único limite é somente a criatividade e a capacidade de percepção de novas possibilidades. Tendo objetivos concretos e filtrando os dados de que se necessita, muitas ações e melhorias podem ser implantadas no seu negócio virtual.

E o seu negócio virtual, já consegue medir os resultados dele?

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